XPboard placa para o XPsys

XPboard placa para o XPsys

Para desenvolver projeto XPsys que é um sistema embarcado para o ESP32 utilizando a interface gráfica do ST7920, encomendei a fabricação de uma placa que eu mesmo projetei no Software Eagle para utilizar com o Doit ESP32 DevKit v1.

Projeto foi certificado pela OSHW com a id BR000002.

Este é um projeto Open Source Hardware (OSHW) a paǵina do registro se encontra neste link, você é livre para utilizá-lo, gostaria que você mencione meu nome no projeto pois dediquei parte do meu tempo livre para desenvolvê-lo. SOMENTE O HARDWARE É OPEN SOURCE, o XPsys é um software livre sobre licença GNU v3.

O Software XPsys pode ser conferido no poster abaixo:

XPsys – Sistema para ESP32 com ST7920

O XPsys é um sistema embarcado desenvolvido para o ESP32 com o monitor ST7920, usando a biblioteca u8g2 para execução do sistema

XPsys - Sistema para ESP32 com ST7920
Hardware do XPsys V1.0

O circuito foi desenvolvido no Eagle Software, coloquei elementos que facilitam na utilização especificamente com a biblioteca u8g2, evitei usar jumpers de pinos e utilizei jumpers de soldagem para utilização do circuito, abaixo segue o esquemático do circuito:

Esquemático do Projeto XPboard

Para a parte de layout da placa, utilizei uma placa de 100mm x 100mm o que foi suficiente para todos os componentes que eu estava desejando utilizar, utilizei quase todo o espaço útil da placa.

Detalhamento dos Componentes:

Nesta placa você pode usar os próprios botões da biblioteca u8g2 que utiliza 6 portas do ESP32 sendo elas:

PinoBotão
GPIO 26Acima
GPIO 14Abaixo
GPIO 25Esquerdo
GPIO 27Direito
GPIO 12Selecionar
GPIO 13Voltar
Jumpers no esquemático
Jumpers na placa física

Para o XPsys utilizei uma porta analógica para os botões, economizando 5 pinos do ESP32, para dividir os botões utilizei resistores como configuração de divisor de tensão, sendo possível adicionar muitos resistores, o ruim desta técnica é que quanto mais botões a leitura fica mais sensível a variações de tensão, montei um tabela utilizando a tela de leitura de “Leitura de pino dos botões”, com a tensão máxima estável de 3,30 V:

BotãoResistor
(10k Rbutton)
Leitura ADC
(Max 4095)
Tensão
Esquerdo1 kΩ1600,13 V
Acima4,7 kΩ10400,84 V
Abaixo8,2 kΩ15981,29 V
Direito15 kΩ21101,70 V
Selecionar33 kΩ27432,21 V
Voltar47 kΩ30112,43 V
Configuração dos botões

Para quem quer testar esse projeto em um Protoboard aqui está abaixo a montagem que deve ser seguida:

Montagem equivalente do XPboard no Protoboard utilizando o botão analógico para o XPsys.

Downloads dos Arquivos

Abaixo estou disponibilizando os arquivos Gerb do projeto para quem quiser encomendar no site da jlcpcb ou outro site qualquer. Eu encomendei no jclpcb e veio tudo OK.

Os arquivos de Layout e também de Board estarei também disponibilizando, lembrando que a versão utilizada é o Software Eagle 9.4.0:

Ainda irei fazer um pequeno manual sobre esta placa, por enquanto estou disponibilizando estes arquivos.

Licença CC 4.0

Creative Commons

O trabalho “XPboard placa para o XPsys” e “XPboard” de JailsonBR está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Jailson Oliveira

Sou Engenheiro Eletricista com Enfase em Eletrônica e Técnico em Eletrônica, gosto de estar praticando montagens de circuitos e também programar sistemas embarcados. Acredito que compartilhar informações gratuita gera mais informações novas por parte de outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *