Eagle Software

Eagle Software
Logo do Eagle Software

Já testei diversos softwares para a montagem de circuitos e placas PCB, porem o que eu mais tive afinidade foi o Eagle Software que foi criado pela empresa CadSoft Computer e em 2016 a empresa foi comprada pela Autodesk a mesma empresa que é responsável pelo AutoCAD que é um software muito conhecido no campo da Engenharia.

O Eagle Software possui muitas ferramentas para a montagem do circuito além de uma vasta biblioteca de componentes, após a compra do EAGLE pela AutoDesk seu desenvolvimento está ficando ótimo em 2017 começaram a implementar o 3D via online, este ano percebi que o 3D já esta ficando integrado com o software.

Você pode baixá-lo de graça diretamente pelo site da AutoDesk, o ótimo dele é que possui para Linux e MAC, eu utilizo em meu Linux Mint 19 e funciona perfeitamente, ele é igual para todos os sistemas as mesmas funções estão presentes tantos para Windows quanto para Linux e MAC.

Download Eagle Software

Baixe a versão mais recente diretamente do Site:

Windows, Linux e MAC

Como o software é desenvolvido por uma empresa e não uma comunidade é logico que haverá limitações, para que haja a venda de recursos adicionais.

Suas limitações não são tão altas assim para que pratica eletrônica como um hobby, a versão gratuita possui uma limitação de Área de placa e também de folhas esquemáticas

Diversos tipos de planos (20/04/2019)

Caso você seja um estudante, a AutoDesk fornece uma versão para estudantes e educadores, porem esta versão só pode ser usada com propósito de aprender a mexer no software e não pode ser usada para fins comerciais. Esta versão me ajudou muito na minha faculdade na época em que eu fazia meu TCC (trabalho de conclusão de curso) a versão educacional possui todos os aspectos da versão Premium, esta versão pode ser adquirida ao preencher o cadastro da AutoDesk no site.

Hoje em dia o Software é vendido como plano, você pode optar por pagar por mês ou por ano, antigamente quando pertencia a CadSoft você comprava a licença vitalicia do Software com o mesmo esquema de limitações. Esse modo de vender software possui dois lados, um lado é bom para que trabalha de vez em quando com esse tipo de software, que quando aparecer algum serviço você pode contratá-lo por um mês ou dois dependendo da complexidade e pagar R$44 (preço Abril/2019) por mês contratado. Para quem trabalha todo dia mais de um ano com o Software como empresas ou engenheiro acaba ficando como uma despesa algo que tem que ser sempre pago se não, não possui produtos, o que acaba esse preço da assinatura ter que ser embutida no produto fabricado ou no serviço fornecido.

Layout

O Eagle Software é dividido em em dois programas o Esquemático (Criado de Circuito) e o Board (Criado de Placas) os dois programas internos são integrados completamente, em um projeto o que você alterar em um será modificado automaticamente no outro

Esquemático

Exemplo que acompanha o Software Eagle, possui 4 folhas

Board

Exemplo montado a partir do esquemático do Eagle

Você pode somente trabalhar com um, ou com o outro, se preferir, caso só queira fazer um hardware você pode começar diretamente com o Board e escolher os componentes.

Esquemático

O Esquemático do Eagle tem uma interface agradável, pelo menos na minha opinião, pois exibe diversas ferramentas para a organização do layout, além de cada ferramenta está etiquetada colocando apenas o mouse em cima para verificar o nome da ferramenta, o esquemático também conta com um verificador de erros, caso você esqueça de interligar algum pino de um componente, ou quando cruza duas linha sem querer e não coloca uma uma junção (ponto de conexão)

Verificado de Erros do Esquemático

Outro recurso interessante é que você já pode ir definindo qual a espessura mínima da trilha que você deseja usar na hora de criar a placa que é útil no Autoroteamento, você pode separa as conexões por classes, caso uma trilha seja responsável pela alimentação de vários componentes, ou passe uma corrente alta você pode separá-la das demais trilha pela sua classe.

Net Classes do Eagle Software

Outro ponto positivo é sua biblioteca de componentes que é grande se comparado com outros Softwares, você pode encontrar componentes desenhados para o Eagle facilmente no Google ou em outros buscadores pois se trata de um Software bastante conhecido no mundo da engenharia eletrônica.Vou disponibilixar minha biblioteca que utilizo em meu Eagle e que me acompanha em todas as versões desde a versão 7 do Eagle:

File Size 25.93 MB
Downloads 85

Para escolher um componente que tenha uma certa numeração em seu meio basta adicionar * no começo e no final do nome ou numeração como um exemplo: para encontrar o ATmega328P, mas caso você só lembre do mega328 você pode pesquisar assim: *mega328*

Escolha dos componentes do Eagle Schematic

Um ponto negativo pelo menos para mim, é a sua simulação chamada de SPICE que é muito complexa e nada simples como o ISIS Proteus ou o Circuit Wizard, nem todos os componentes podem ser simulados e não há opções de ferramentas além de um voltímetro e um amperímetro, em questão de simulação simples e rápida com muitos recursos o ISIS Proteus ainda ganha. Nesta parte de simulação o Eagle Software tem que melhorar muito.

Board (Placa)

O board que é a parte onde se irá criar o layout da placa física (hardware), é a ferramenta que mais me atrai neste software, pelas suas excelentes ferramentas de roteamento que faz muita diferença para quando você está mexendo com centenas de trilhas.

Roteamento forçado.
Ferramentas de alinhamento.
Ajuste de trilhas

Estas são algumas das ferramentas que o Board propõe, além de um verificador de erros como o Esquemático, onde ele vai comparar com as regras configuradas por você no “Global Rules”,

O 3D como mencionei no começo, ainda está em desenvolvimento porem daqui a alguns anos estará completo podendo competir com o Altium PCB que é outro software de grande porte para criação de PCB.

Um outro ponto positivo é o seu executor de Script que roda o Programas do idioma do usuário (ULP, User language program) onde a comunidade cria diversos Scripts que podem ser rodados diretamente no Eagle Software, alguns exemplos desses scripts é o gerador de roteamento para CNC que cria os comandos para que você consiga gerar uma PCB numa CNC, outro exemplo é o Gerador de arquivos Gerb, estes arquivos Gerb são essenciais para quem deseja encomendar PCBs de fábrica

Licença CC 4.0

Creative Commons

O trabalho Eagle Software de JailsonBR está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Jailson Oliveira

Sou Engenheiro Eletricista com Enfase em Eletrônica e Técnico em Eletrônica, gosto de estar praticando montagens de circuitos e também programar sistemas embarcados. Acredito que compartilhar informações gratuita gera mais informações novas por parte de outras pessoas.